Sobre a autora
Glória Marreiros
Portimão (Portugal), EX, Portugal

Perfil

GLÓRIA MARREIROS, nasceu em Monchique, onde passou a infância e parte da sua juventude, tendo fixado residência em Portimão há quase quarenta anos.

 

Filha do conhecido poeta popular Inácio Marreiros, foi ainda na infância que a sua inspiração poética se revelou.

 

A sua sensibilidade apurada encontrou na prática da religião católica a satisfação de se devotar ao serviço dos outros. Foi catequista e, pelas suas qualidades de liderança e de facilidade de comunicação, desempenhou, nos finais dos anos sessenta as funções de Presidente da Acção Católica, em Monchique.

 

Em 1988 publicou o seu primeiro livro, ROCHEDO DE SOLIDÃO, edição logo esgotada, que recebeu os maiores encómios da critica de vários jornais regionais e nacionais.

 

Em 1991 começou a colaborar em diversos jornais e revistas, aparecendo com trabalhos seus ao lado de nomes famosos, como Dr. Alberto João Jardim, Dr. Mota Amaral, Engº Kruz Abecassis, Engº Aguiar de Carvalho, Engº Carlos Pimenta, Elísio Neves, Francisco Camilo, Dr. Barroso da Fonte e João Leal.

 

Tem Poesia e Prosa incluídas em várias dezenas de Antologias, por todo o país.

 

Foi autora da letra de uma das canções premiadas no III Festival da Canção Juvenil das Festas de Santa Catarina, na Praia da Rocha, tendo sido convidada no ano seguinte para fazer parte do júri desse Festival. Foi também membro do júri do VIII Festival Internacional da Canção Infantil, organizado pela Junta de Freguesia de Portimão, em 1992.

Tem sido jurada em vários Concursos Literários e Jogos Florais. Foi convidada para diversas palestras sobre o soneto clássico, área que domina e defende. Tem prefaciado diversos livros. Obteve, até agora, mais de 850 prémios em Concursos Literários e Jogos Florais, por todo o país e alguns no estrangeiro, nas modalidades de Poesia, Crónica, Conto e Ensaio, destacando-se entre eles o Prémio Literário Paul Harris-2006, com a edição do livro COLAR DE PÉROLAS.

 

Publicou, ainda, DANÇAR NA TEMPESTADE, EMBALAR A MÁGOA, SILÊNCIO DO RISO, TERRA DE NINGUÉM, EMOÇÕES EM TERRA DOCE, BAILADOS SECRETOS EM NOITES DE LUZ, AROMAS DE INFÂNCIA NA TERRA PERDIDA. Em parceria com o Engº e Sociólogo Tito Olívio, grande Poeta e Escritor, publicou o livro E DEPOIS DO AMANHÃ. O Professor David Mourão Ferreira fez um elogio manuscrito num dos seus sonetos. Teve o privilégio de declamar poesia com a atriz Hermínia Tojal, Couto Viana e a imortal poeta Natália Correia. Trabalhos seus foram declamados e dados a conhecer em todo o país, Funchal, Espanha, França, Alemanha e Suíça.

É membro de várias associações, entre elas a Associação Portuguesa de Poetas, Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve, Academia Antero Nobre, Elos Clube de Faro etc.  Está inscrita na Associação Portuguesa de Autores. Com a Tertúlia da Hélice, que frequenta, levou o conhecimento da poesia a escolas, bibliotecas, associações culturais, em apresentações de livros e sessões poético-musicais.

 
Textos desta autora  (clique no título para ler)
Título Categoria Views Coment.
Retrato Sonetos 883 0
O Meu Presépio Sonetos 981 0
MEUS OLHOS Sonetos 708 0
MEUS OLHOS Sonetos 717 0
A ILHA Contos 1192 0
AMIZADE Sonetos 730 0
BRILHO Poesias 791 1
QUERO Poesias 745 0
ONDE É QUE ESTAVAM? Contos 1090 0
MENINO DE OUTRORA Poesias 772 0
PEDIDO Crônicas 889 0
Vendendo Esperanças Sonetos 887 1
Carta de um livro Cartas 1671 2
Cesto Vazio Poesias 763 1
Sonhos Floridos Ensaios 1735 1
 
    
Total de 15 textos publicados.